Julgar ou ajudar?



Dia após dia nós julgamos muitas pessoas. Julgamos atos e até mesmo as motivações dos outros sem que soubessemos suas intenções, objetivos e mesmo sem saber quais eram elas.
Julgamos a cor da pele, a linguagem corporal e o modo de agir. Julgamos histórias e relacionamentos. Julgamos até mesmo o valor de alguém baseado em sua beleza.

- Julgamos tudo e todos, mas então qual é o CRITÉRIO em que nos baseamos para nossos julgamentos e críticas ?

( Capítulo chave: Romanos 14 : "Quem come, não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come, porque Deus o acolheu." 

- - Julgamos tudo e todos, mas então qual é o CRITÉRIO em que nos baseamos para nossos julgamentos e críticas ?
É claro, naquelas horas não pensamos nisso, não observamos por esse ângulo, somos suficientemente perfeitos e justos para julgar tudo e todos... ( Essa é a desculpa que damos aos outros e a nós mesmos)

- Saiba primeiramente que: "Julgar exige que você se considere superior a quem julga." (A cabana)
Que direito temos de julgar alguém ? Como OUSAMOS julgar alguém ? Todos os nossos julgamentos são superficiais, baseados na aparência e nos atos, motivados por preconceitos, estados de espírito ou por nossa necessidade de nos sentirmos melhores e superiores a alguém. 

O próprio Deus diz em Romanos 14:
(Versículo 1) :" Acolhei o que é débil na fé..." , (3)"quem come, não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come, porque Deus o acolheu."
Ou seja, nesses versículos o próprio Deus diz para você e para todos que não julguemos qualquer um que seja, irmão de Igreja, familiar, "colega" de escola, etc, pelo que essa pessoa fez ou não fez, no que acredita ou não acredita, pois não somos superiores a esta pessoa.
E mesmo que você seja "melhor" do que esta em algo ou acredite em algo que para você parece verdadeiro, não devemos desprezá-las nem julgá-las e estas pessoas não devem nos julgar, mesmo que esta a faça, não retruque. 

Conclusões: 
Romanos 15:1-2 - "Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. PORTANTO cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação."

Deus fala nessa palavra que não devemos nos dar glória por sermos cristãos ou qualquer coisa que achemos que nos faça superior a alguém, e suportar a fraqueza dos outros, ou seja, não julgá-los por isso. Mas então, se isso não podemos fazer, o que devemos ?
A resposta está em Romanos 15:17 " Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus."

Conclusão pessoal:
Observo pessoas todos os dias que fofocam, falam mal dos outros, criticam a maneira como elas agem e o que fazem. E acham que isso é normal, que é comum. Isso foi criado pela mídia, pelas novelas, em que todos os personagens fazem isso normalmente.
E então elas entram no Facebook e compartilham várias fotos como: "Cada um cuide da sua vida" , " Porque há tantas pessoas falsas ? " "Não me julgue se não me conhece" entre outras frases clichês. Mas ninguém quer parar e analisar o mundo de outra forma. Ninguém quer ser julgado, mas se acha por direito de julgar os outros.
Todos querem que o mundo mude, mas ninguém quer dar o primeiro passo para mudá-lo. Deus disse " Sede vós perfeitos"(Gênesis 17:1) o que significa nós buscarmos a perfeição, que é Deus, que é o Amor, e no amor perfeito, não existe julgamentos.
Se você quiser ser um verdadeiro discípulo de Jesus, faça como ele fez, ouse !
Ouse controlar o que você fala. Ouse controlar seus impulsos e emoções. Ouse controlar até o que você pensa.Ouse mudar o mundo. Ouse amar !
E se você não quiser, tudo bem, continue sentado, como mais um, de tantos, seja só mais um, vivendo só mais uma vida, fazendo número. Mas saiba que há alguém que acredita em você. 

Escrito por: Guilherme Gomes

This entry was posted in

Leave a Reply