A música e o cristão


Pode um Cristão ouvir “música do mundo”?

Não. Um Cristão não deve ouvir músicas do mundo, mas espera um pouco, não estou sendo radical não, repare na frase: “música do MUNDO”, o que pode ser totalmente diferente de “secular”. Vamos entender isso:

O que é “mundo”?

No significado da bíblia, “mundo” significa tudo que se opõe ao que Cristo ensinou, ao evangelho, aos conceitos bíblicos. Nesse contexto “mundo” não tem significado de “planeta”, mas tudo que contraria o ensinamento de Jesus.

Não somos do mundo nem nos misturamos com ele

Sabemos o que realmente significa 'mundo', e agora, vamos ver alguns versículos em que é dada a ordem de que não podemos nos misturar com ele:

1João 2:15 – “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. 

João 15:19 – “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”. 

Com esses versículos Jesus deixa claro: NÃO somos do mundo, NÃO pertencemos a ele, por isso não podemos praticar o que eles praticam.

Se você é Cristão, não AME o mundo!

O que é música do mundo?

Tivemos dois dias para ver o conceito de 'mundo' e que não devemos nos misturar com ele, e agora, vamos entrar no próprio assunto MÚSICA.

Bom, se 'mundo' é tudo que se opõe aos ensinamentos de Cristo, 'música do mundo' são as músicas que tem o conteúdo que não condiz com a bíblia.

É sempre bom ressaltar que o ESTILO de música NÃO determina se ela é do mundo ou não, o que nos diz isso é a MENSAGEM que ela traz. 

Como saber isso? Simples, leia Filipenses 4:8:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8 

Tudo o que estiver em uma letra de música que contradiz com essas coisas, é do mundo.

Pode um cristão ouvir música “secular”?

Como eu disse no primeiro dia, música secular, PODE ser TOTALMENTE diferente de música do mundo OU pode SER uma música do mundo. Por que?

Voltamos ao versículo de Filipenses:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:8

Ok, vimos o versículo e, o que tem a ver se eu posso ou não ouvir música secular?

Existem músicas que falam sobre amor, sobre a beleza de uma cidade, ou que conta uma história e isso não contradiz com os ensinamentos de Jesus, não se opõe ao evangelho.

Não é porque não são “evangélicas” ou porque não são cantadas ou gravadas por cantores cristãos  que tem que ser do “mundo”.


São músicas seculares? Sim, mas não necessariamente são do mundo só porque não são evangélicas, depende sempre do conteúdo, e não do autor ou estilo.

Conclusão

Bom, vimos essa semana o que é de fato música do mundo, esse é um assunto muito complexo porque da mesma forma que eu posso ver em uma música coisas ruins, outra pessoa pode achar isso normal, por isso sempre consulte a BÍBLIA para saber se deve ou não ouvir.

Não peço que deixem de ouvir música 'secular', pois como eu disse, 'nem todas' as músicas seculares são do mundo, preste atenção na letra, se opõe a bíblia, não ouça. Porque a bíblia é clara no que diz a respeito de pessoas 'indecisas':

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse 3:16

Luz não se mistura com trevas, um cristão não deve ouvir música do mundo!


This entry was posted in

Leave a Reply