“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus."
Gálatas 6:17
marcas – Quando fala sobre 'marcas', Paulo se refere a cicatrizes e feridas que o identificavam como uma pessoa que havia sofrido pelo Senhor.
Veja versículos que mostram isso: Atos 14.19; 16.22; 2Coríntios 11.25
Vamos ver outro versículo que nos explica o que isso significa:
“levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.”
2 Coríntios 4.10
Esse sofrimento de Paulo era por conta de ataques feitos contra o Senhor Jesus e não contra ele ou os cristãos. Aqueles que odiavam a Cristo se vingavam naqueles que o representavam.
as pessoas se vingavam de Cristo nos que o representavam, mas então, por que nós somos marcados por Cristo se sofremos por causa disso?
No mesmo versículo que lemos ontem poderemos ter uma explicação:
“levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.”
2 Coríntios 4.10
'para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo' – Com isso, Paulo queria dizer que com a sua fraqueza, Cristo ficava em evidência. (Leia Gálatas 2.20)
Alguns diziam que o seu sofrimento era a prova de que Deus não estava com ele, mas Paulo dizia ao contrário, afirmava que o seu sofrimento era o sinal da sua lealdade com Cristo e a fonte do seu poder.
Ainda ficou com dúvidas? Vamos ler o texto de 2Coríntios 12.9-10
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:9-10
Fica claro que quando sofremos e ficamos fracos, Deus nos fortalece.
As marcas do pecado
O mundo também trás marcas para as pessoas, só que são marcas diferentes. Vamos entender isso.
Quando falamos em pecado, sabemos que tudo que é relacionado a ele é momentâneamente bom, e depois ele nos fere, deixa marcas e sofrimento.
Havia um homem que tinha um filho ainda jovem, mas, muito desobediente. Até que um dia o pai tomou uma resolução, cada vez que o filho desobedecesse, ele colocaria um prego no poste de madeira em frente à casa. Por outro lado, à medida que ele fosse mudando de atitude os pregos iriam sendo tirados. Aquele filho continuou na sua desobediência até que percebeu que no postes já havia muitos pregos e ele resolveu mudar de atitude até que um dia todos os pregos foram retirados. Então, o seu pai chegou para ele disse para o filho: – Está vendo meu filho, já não há mais nenhum prego, ao que o filho suspirando respondeu tristemente: – mas as marcas continuam lá.
Quando cometemos um pecado, ele fica pregado em nós, quando nos arrependemos, ele sai, mas deixa marcas, deixa consequências.
Um texto muito bom para entender as marcas do pecado é o Salmo 38, onde Davi faz uma oração em que se arrepende de seus pecados, e mostra algumas marcas deixadas:
Culpa – Versículo 3
Tristeza – Versículo 6
Falta de paz – Versículo 8
Abandono – Versículo 11
Dor – Versículo 17
Essas são só algumas marcas deixadas pelo pecado, pare de colocar pregos no poste, pois as marcas serão evidentes.
Paulo quis dizer com 'marcas do Senhor Jesus'. Inicialmente, sofremos 'feridas' e ficamos fracos, mas como vimos no texto de 2 Coríntios 12.9-10, através da nossa fraqueza é que Deus nos fortalece, e então ficamos fortes.
Já com as 'marcas do pecado' é diferente, a princípio o que fazemos é bom, mas depois nos fere, nos deixa marcado, tristeza, culpa, dor, abandono, depressão, e quem vive sendo marcado pelo pecado, não pode entrar no céu.
Vamos ver um versículo que nos fala isso:
“Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
1 João 3:4
E como podermos ver em outro versículo, Deus abomina a rebeldia:
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
1 Samuel 15:23
Saia da rebeldia, saia do pecado.
Marcado por Cristo ou pelo pecado?
Nos primeiros dias, entendemos o que é ser marcado por Cristo, e o que é ser marcado pelo pecado, o ser marcado pelo pecado que abordamos, é VIVER no pecado, porque todos nós somos pecadores, mas o que não podemos, é VIVER PECANDO.
Nesse último dia, quero que vocês façam uma reflexão apenas: Lembra do texto em que o pai fez com que cada vez que o filho fizesse algo de errado ele colocava um prego no poste? É assim que Deus faz conosco, da mesma forma, quando erramos ele coloca um prego, se pedimos perdão, Ele tira o prego, mas a marca do prego fica, essa marca doi, envergonha.
E você? Está sendo marcado por quem?
Eu sou marcado por Cristo!