Livres?



Hoje em dia, nós Cristãos, somos rotulados como 'certinhos', os que não podem 'fazer nada', 'religiosos', ou seja, os PRESOS a religião.

Mas nós, sabemos que através de Cristo, somos LIVRES. E agora? Como podemos entender o que é ser livre?

Agora, vamos apenas REFLETIR o significado da palavra “Liberdade”
No dicionário:
“possibilidade de fazer o que se quer, liberdade de movimentos, de pensamentos..”

Nessa introdução, quero que você formule um significado para liberdade. O que é liberdade pra VOCÊ? Qual é o seu conceito a cerca de liberdade?

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.”
Gálatas 5.1

'Liberdade' para o mundo

Bom, para mim, liberdade é poder escolher, fazer, pensar e agir quando e como quiser.

As pessoas vivem falando que são livres, por isso podem usar drogas, beber e etc., mas uma pergunta: Uma pessoa que usa drogas, que bebe, fica VICIADA em fazer isso. Isso é liberdade?

Pelo o que eu sei, ser livre é poder escolher o que quer fazer, na hora em que quer fazer, e um viciado não tem controle sobre suas vontades, ele é preso em seus vícios.

Um versículo bem conhecido para refletirmos:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1 Coríntios 6:12

Ser livre é ter opções e poder escolher a qual seguir, agora, se você é dominado por tais coisas, você é livre?

A prisão chamada 'pecado'

“Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte” Tiago 1:15.

O pecado não é um simples ato espontâneo, mas o resultado de um processo. Podemos perceber isso através da palavras 'nasça' e 'maduro'.

Por isso que o pecado inicialmente é 'bom', mas depois que ele toma conta da sua vida, ele produz morte.

Para mim, essa morte pode simbolizar uma prisão espiritual em que as pessoas entram por conta da vida de pecado.

Você pode ver que quando uma pessoa começa a usar drogas, beber bebidas alcóolicas e etc., a princípio, dizem que é legal, não faz mal nenhum, mas depois que toma conta delas, elas ficam presas, sufocadas, aprisionadas e não conseguem sair.

Tome cuidado com o pecado, ele mata!
Porque o salário do pecado é a morte
Romanos 6:23a

Livres da carne e da lei

Estudamos nos 3 primeiros pontos sobre a liberdade com relação ao mundo, mas e com relação a igreja? Sim, também há problemas dentro da própria igreja, o que é chamado 'legalismo'.

O que é legalismo?
Legalismo significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas.

Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão
Gálatas 5.1b

Como escrevi ali em cima, por causa de Jesus, somos livres da carne (como vimos nos primeiros pontos) e livres também da lei. Mas que lei é essa?

Estamos falando sobre a lei religiosa, vamos entender mais sobre isso.
Encontrei uma boa explicação para mostrar o porque é errado ser 'religioso':

A palavra “legalismo” não é encontrada na Bíblia; esta palavra é um sinônimo de legalidade ou observância da Lei. No Novo Testamento, o legalismo foi introduzido na igreja cristã pelos crentes oriundos do Judaísmo que, interpretando erroneamente o Evangelho de Cristo, forçavam os gentios a guardarem a Lei de Moisés. A Lei do Velho Testamento era a sobra das coisas vindouras até que viesse o Messias o nosso salvador, por isso o Velho Testamento não se deve usar como doutrina para o tempo da graça, pois a salvação aos gentios não veio pela lei, mas pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Se fosse pela Lei então Cristo morreu em vão (Gl 3.18-19).
Blog Teologia em foco

Somos rotulados 'presos' por causa do legalismo. No AT as leis eram o caminho para a salvação, mas no NT, a salvação vem através de Jesus, não precisamos mais ficar presos em um monte de regras para ser salvos, porque através da cruz fomos libertos.

Nós somos livres, Cristo nos chamou para a liberdade, quando Ele morreu na cruz, nos livrou do mundo, da carne, e também das leis religiosas.

Por isso somos livres não mais pelas leis, mas por Cristo!

Mostre ao mundo que você é livre, que você pode sim fazer tudo, mas tudo para honra e glória de Deus, porque o que o mundo oferece, não é liberdade, é prisão.

Nós somos livres!
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36

This entry was posted in

Leave a Reply