Rebeldia - Um grande problema no lar



Essa semana estudaremos um tema muito comentado aos adolescentes: A rebeldia.

Primeiro, uma definição do termo:
A expressão rebeldia do hebraico “mãrãh” significa “oposição a alguém motivado por orgulho” (Dt 21.18). O significado primário desta expressão é “desobedecer”. No grego este termo é traduzido por “parepikraino” que significa: “amargar-se, irar-se, provocar”, e também por “atheteo” que quer dizer: “rejeitar, não reconhecer”.

O que é um rebelde?
As pessoas pensam que uma pessoa rebelde é só aquela que se levanta, fala alto, mas a rebeldia vai além disso. Quando seus pais dizem que uma coisa é errada e você faz, além de desobedecer, você afrontou, foi rebelde.

Até mesmo na igreja, quando você ouve o seu pastor dizendo que algo é errado, e não dá importância, quando você não respeita a hora do culto, tudo isso é rebeldia, portanto, para ser um rebelde não é preciso muito.

Filhos rebeldes

Na cultura hebraica, um filho rebelde era motivo de vergonha. Filhos rebeldes pagavam altos preços, podendo ser punidos até com a morte.Veja esse versículo:

Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. 
Levítico 20:9 

Encontramos a rebeldia nos filhos até hoje, nós filhos, pensamos que temos só direitos e esquecemos dos nossos deveres.

Vamos dar um exemplo de filho rebelde que encontramos na biblia:

CAIM – Era filho primogênito de Adão e Eva, por ser o primeiro filho da humanidade, deveria dar exemplo, mas fez o contrário, se afastou de Deus e toda a sua nasção pereceu.

Caim não era submisso a Deus e aos pais, era rebelde, vamos ver algumas característas de Caim:

a) Caim era indiferente a Deus. A Bíblia nos relata que, enquanto Abel trouxe o que tinha de melhor para ofertar ao Senhor, ou seja, os "primogênitos de suas ovelhas e sua gordura"(Gn 4:4), Caim trouxe "uma oferta ao Senhor"(Gn 4:3). Isto demonstra que Caim não dava valor ao relacionamento com Deus, tratava-o como algo comum e sem importância. Deus requer um comportamento contrário a este (cf Dt 6:4-6; Mt 22:36-38,40).
b) Caim era egoísta. A Bíblia relata que Caim, ao ver que Sua oferta não foi aceita, teve seu semblante descaído e passou a ter ódio de seu irmão, ódio que não diminuiu nem mesmo quando Deus lhe prometeu aceitar sua oferta se não deixasse ser dominado pelo pecado. A inveja que teve de seu irmão é consequência de um pensamento em torno de si mesmo. Em momento algum, vemos Caim se preocupando com o próximo, mas unicamente consigo (Gn 4:13,14). Indagado sobre Abel, Caim diz ao próprio Deus: "sou eu guardador do meu irmão?". Deus requer um comportamento totalmente distinto (Lv 19:18; Mt 22:39,40; Rm 12:9,10).

c) Caim era incrédulo. A Bíblia relata que Deus, ao perceber que o semblante de Caim havia caído, prometeu-lhe aceitação caso houvesse mudança de comportamento(Gn 4:7). Mas Caim preferiu matar Abel a crer nas palavras divinas. Sem fé não se pode agradar a Deus (Hb 3:18,19; 11:6).
d) Caim se achava auto-suficiente. Caim era mau (1João 3:12) e assim prosseguiu, mesmo tendo sido alertado por Deus. Mesmo depois de ter sido sentenciado pelo Senhor, mesmo recebendo Sua proteção pelo "sinal", afastou-se de Deus(Gn 4:16), passando a viver uma vida alheia a Deus, como demonstra a sua descendência. Esta auto-suficiência do homem, esta recusa em viver na dependência de Deus é o caminho para a destruição. É a demonstração da soberba, prenúncio do fracasso e da destruição (Gn 3:6; Is 14:14; 1João 2:16,17).
e) Caim era enganador. A Bíblia relata que Caim chamou a seu irmão Abel para que fossem ao campo, onde o matou, ou seja, Caim agiu de engano e foi traiçoeiro para com seu irmão. A mentira é algo próprio do maligno e quem a ama ou a comete, não tem parte alguma com Deus, que é a Verdade(ver João 8:44; Ap 21:8,27).

Todas essas 5 características, são as características de um rebelde: indiferente a Deus, egoísta, incrédulo, se acha auto-suficiente, enganador.

Acredito que alguma vez, seu pai, sua mãe ou uma autoridade sobre você falou: "Você está sendo rebelde". Mas aí você pensa: "Eu não tenho essas características"(pelo menos não todas), mas aí eu te explico. A rebeldia, é algo que vai se desenvolvendo dentro das pessoas, não é algo que e chega pronto, Caim não nasceu dessa forma, porém, ele deixou, permitiu que a rebeldia se desenvolvesse no decorrer da sua vida, ou seja, se você pensar que está longe de ser um 'legítimo' rebelde por causa disso, está enganado, porque quanto mais a rebeldia se desenvolve, mais é difícil de sair dela.

E o que Deus diz sobre a rebeldia?

“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei”.
I Samuel 15.23

Como vemos no texto, a rebeldia é comparada ao pecado de FEITIÇARIA. No antigo testamento, vemos que, quem praticava a feitiçaria era MORTO:
"A feiticeira não deixarás viver. "
Êxodo 22:18

Versículo curto mas bem forte não é?

As consequências da rebeldia

TODO rebelde é punido por Deus.
a) Caim, não poderia mais lavrar a terra e que fugitivo e vagabundo seria na Terra(Gn 4:12). Deus o amaldiçoou em toda a Terra, retirou a sua habilidade para o cultivo da terra e o sentenciou a uma vida como fugitivo e errante (Gn 4:12). Toda a civilização nascida de Caim acabou por perecer.

outro exemplo são os filhos de Eli: Hofni e Fineias que foram mortos por causa de seus pecados de rebeldia e desleixo com o culto ao Senhor (1Sm 2:34; 4:11)

Por isso, não deixe que a rebeldia entre no seu lar, não permita que a rebeldia se desenvolva em você, Deus não suporta a rebeldia, e todo rebelde tem consequências 'pesadas'

Deus abençoe a todos!

This entry was posted in

Leave a Reply