Desabou, e agora?


O choque e a aceitação.
Existem males que assolam a vida das pessoas, tanto de quem ouve e principalmente de quem vive como, por exemplo, assassinatos, mortes acidentais, doenças graves, etc. Cada um deve ter mais exemplos desse tipo na própria vida ou na vida de pessoas próximas a si. O que fazer quando “o mundo desaba sobre nós” porque algo inesperado aconteceu? Como reagir nesse momento?
O impacto nos deixa atordoados por um tempo, perdemos o chão de sob os pés. Suplicamos da mesma forma que o Salmo 102. 1 descreve: “Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a Ti o meu grito de socorro!”. Sofremos muito com o acontecido, depois, devagar, conseguimos entender o que aconteceu, mas mesmo assim é difícil aceitar aquilo ou se adaptar à nova realidade.
Sofrer e ficar cabisbaixo faz parte da vida humana. Porém, entregar os pontos e desistir da vida, ou se abandonar a uma depressão e não querer saber mais de nada está fora de cogitação. É preciso depositar tudo nas mãos de Deus, buscar força e refúgio Nele, buscar a Sua orientação e ter certeza de que Ele está presente, pois Ele mesmo disse que jamais nos abandonaria.

Aonde estava Deus ?
Por muitas vezes quando males vem nos assolar , nós nos afastamos de Deus e depois nos perguntamos aonde estava Ele . É mais fácil achar alguém pra culpar do que enfrentar a situação .
O ponto é que Deus estava exatamente aonde sempre esteve , estava nos assistindo no mesmo lugar que viu seu filho ser crucificado e julgado indignamente .
Assim como Deus fez com Jesus , Ele faz conosco . Ele permite que passemos por certas situações para que possamos aprender ou ensinar algo pra alguém , mas Ele nunca nos abandona , e no final somos recompensados pela Graça de Deus .
“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”
Isaías 49:15 
Como vemos no texto, até uma mãe pode se esquecer de seu filho, mas Deus NUNCA esquece.

O que fazer ?
Existem certas situações pelas quais passamos que são inevitáveis , um exemplo muito pessoal meu aconteceu recentemente . Meu pai foi demitido do emprego que atuou por anos , e pelas condições que ele tinha nós podíamos ter uma vida de padrão razoável .
Porém , com a demissão dele eu já sabia que nós teríamos que nos privar de certas mordomias . Um certo dia , meu pai resolveu que queria nos levar ao cinema , ele conseguiu comprar as entradas mas quando foi comprar a pipoca o dinheiro faltou , e o refrigerante que meu irmão queria teve que continuar no balcão . Aquilo foi totalmente constrangedor pra mim , e pro meu pai também mas ele resolveu ser forte e fingir que estava tudo bem porque meu irmão ainda é uma criança .
Mas nós dois sabíamos que a situação iria de mal a pior a partir daquele instante . Eu cheguei em casa , e sem saber o que fazer e nem o que sentir em relação a isso , fui orar . Meditei na palavra de Deuteronômio 31.8 : "O próprio Senhor irá a sua frente e estará com você ; ele nunca o deixará , nunca o abandonará . Não tenha medo ! Não desanime !"
Independente da situação que você passar , independente do mal que vier te afligir , precisamos sempre pedir a Deus, e tão somente a ele , que nos dirija , oriente e ampare sempre . A garantia de Deus não nos desamparar e nem nos deixar é tão forte , tão importante , e nos dá tanta segurança , que é o suficiente para que passemos por momentos ruins e no final venhamos a glorificar a Deus , pois mais uma vez cuidou de nós .

Deus ouve
Quem nunca orou e sentiu que sua oração não passou do teto ? Que seu clamor não tinha chegado aos ouvidos de Deus ? Existem situações que esse sentimento é comum e normal . Mas Isaías 59.1 - 2 diz : "Vejam ! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar , e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir . Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus ; os seus pecados esconderam de vocês o rosto Dele , e por isso Ele não os ouvirá".
As vezes realmente ficamos em dúvida se nossas orações e suplicas são ouvidas . Sem esitar , posso dizer que Ele sempre nos ouve , mas o que determina se Ele fará ou não algo a nosso respeito é a ausência ou a presença do pecado .
Lemos hoje o profeta Isaías dizendo que Deus não está surdo , precisamos entender que , embora seu amor por nós seja imenso , é necessário nos afastarmos dos pecados que nos cercam e que praticamos , caso contrário , Deus não nos atenderá , fazendo realmente com que pareça surdo .
Deus ama o pecador apesar do seu pecado , mas por isso mesmo este precisa ser eliminado antes de tudo . Portanto nossos pecados tem que ser confessados ao Senhor , pois nos distanciam Dele . Além disso , Deus atenderá nossas orações no seu tempo e não no nosso . O braço do Senhor não está encolhido , diz Isaías , e pode alcançar-nos no mais profundo abismo que nos encontrarmos .
Pensar que Deus nos esqueceu é um equívoco fatal porque nos afasta da própria fonte de vida . Deus jamais nos esquece (Isaías 49. 15 - 16) , mas nos vigia para ver qual é a nossa intenção . Temos de começar a mudar o nosso estilo de vida dizendo pra Deus que por mais que estejamos sem perspectivas de vida , sabemos que o Senhor é poderoso e pode mudar o nosso cativeiro .

Andar diferente
Existem situações ruins pelas quais passamos que são inevitáveis, mas existem outras que acontecem como fruto de nossas ações. Um exemplo é quando você está em desavença com o seu irmão por que você disse algo que o machucou. Como consequência dessa “briga”, você vai se sentir mal por ter o agredido, ou pior, pode alimentar uma raiva dentro de você por essa pessoa porque aos seus olhos, o certo da história é você.
Situações como essa vão acarretando diversas situações inconfortáveis pra sua vida, se isso for alimentado você pode vir a ter problemas tanto com outras pessoas que acham que essa pessoa está certa, quanto até problemas de saúde. E sem contar que se você está brigado com alguém, você não liberou perdão pra essa pessoa, o que pode vir a te prejudicar espiritualmente.
Mas Efésios 5 . 1 – 21 nos instrui a como devemos agir para evitar esse tipo de situação. Vamos destacar alguns tópicos:
1 – Andar em amor (versículo 2). Cristo é o exemplo em tudo na nossa vida. Ele deu-se totalmente, perdoou, amou os pecadores mesmo sem que estes merecessem, ajudou os necessitados, sofreu em amor, fez o que Deus queria. Foi obediente do início ao fim. Como cristãos, devemos fazer jus ao significado da palavra cristão (pequenos cristos) e buscar praticar os atos de amor que Jesus praticava, assim um dia alcançaremos a perfeição pela Graça de Deus.
2 – Andar como filhos da luz (versículo 8). Andar como uma pessoa regenerada, que tem Cristo como centro da vida, experimentando e provando o que é agradável a Deus. Seremos conhecidos pelos nossos frutos, isto é, por aquilo que a nossa vida produzir. Existe prazer maior do que saber que estamos seguindo a vontade de Deus?
3 – Andar como sábios (versículo 15). Trata-se de observar e analisar em nossa vida se temos feito o que vem de Deus ou não. Casa um deve analisar a si próprio, pois o julgamento de Deus também será individual. Preciso procurar compreender qual é a vontade de Deus pra mim. Essa vontade não se compra no mercado, precisamos buscar intimidade com Deus para descobri-la.
Para conseguirmos andar em amor, como filhos da luz e sendo sábios, os versículos 17 – 21 deixam suas orientações: enchendo-nos do Espírito, anunciando Cristo e falando coisas que edifiquem, dando graças pelas bênçãos e provas, sujeitando-nos a Deus e também ao próximo.

Especial escrito por Beatriz Cardia


This entry was posted in

Leave a Reply